Acompanhar o posicionamento do seu site no Google e outros motores de busca é extremamente importante. Não só para ter conhecimento da posição atual do seu site para as várias palavras-chave relacionadas com o seu negócio, como também para acompanhar o impacto das estratégias de SEO implementadas no site.

As soluções existentes…

Há várias ferramentas no mercado que permitem fazer esse mesmo acompanhamento, no entanto a maioria das soluções são pagas.

Fazer o registo e acompanhamento manual não é um processo viável de todo, como tal a utilização de uma ferramenta é inevitável. Já experimentamos vários SERP tracking tools, e até agora uma das mais fáceis de utilizar e das mais exatas também é o SERPLab.

O SERPLab é uma ferramenta inglesa e pode fazer o acompanhamento da posição do seu site no Google em qualquer língua. Isto é em qualquer Google “nacional”, seja ele o Google.pt, Google.com ou Google.co.uk.

conta SERPLab

Como utilizar o SERPLab…

Como tinha dito, o SERPLab é muito fácil de utilizar, e o passo inicial passa pela criação de uma conta gratuita. Assim que receber o email de confirmação e a sua conta estiver ativa, siga os seguintes passos…

passos SERPLab

Passo 1: Nome do Projeto ou Project Name

Introduza o nome do seu projeto. Este nome será simplesmente usado para o seu uso pessoal e não tem qualquer influência no rastreamento e acompanhamento do seu site. Escolha o nome único para que possa organizar a sua área de utilizador da melhor forma.

Passo 2: Your-Domain.com

Aqui tem duas opções. O SERPLab tanto pode acompanhar o posicionamento do site como um todo, incluindo todas as páginas no relatório, ou pode fazê-lo para um URL em específico. Caso deseje fazer o acompanhamento de um URL, será necessário escolher o campo “Use URL” apresentado à direita da caixa de texto.

Esta funcionalidade pode ser particularmente útil caso deseje acompanhar a posição da sua página de Facebook ou YouTube por exemplo.

Passo 3: Região ou Global Region

Por defeito o SERPLab escolhe o Google.com como a região que irá utilizar para acompanhar os resultados, mas pode escolher o país que quiser. Deverá escolher o país no qual vivem o seu público-alvo e potenciais clientes.

Passo 4: Palavras-chave ou Keywords

Pode adicionar o número de palavras-chave que quiser. Recomendo que utilize a função “bulk” que permite adicionar uma lista de keywords de uma vez só. Esta função é particularmente útil se utilizar a ferramenta de pesquisa de palavras-chave do Google AdWords.

Passo 5: Adicionar o Projecto ou Add Project

Adicione o projeto e aguarde enquanto o SERPLab utilize os seus bots para encontrar a posição do seu site para as palavras-chave definidas no projeto. Este processo é muito rápido, entre 30 segundos a 2 minutos dependendo do número de palavras-chave utilizadas.

Passo 6: Acompanhamento

Se for á página de cada projeto, poderá observar e analisar o posicionamento do seu site para as várias keywords. O SERPLab gera um gráfico automático para que possa visualizar as mudanças ao longo do tempo.

relatorios SERPLab

E é com este simples processo de 6 passos que pode começar desde de hoje a acompanhar e analisar o posicionamento do seu site no Google de forma gratuita. Se tiver alguma dúvida não hesite em deixar a sua questão na secção de comentários.

mm

Sobre Gonçalo Costa

Co-fundador e CEO da Costa Marketing, empresa de web design e marketing digital fundada em Inglaterra, por dois empreendedores portugueses. Ajudamos empresas em todo o mundo a estabelecerem uma forte presença online.

Pin It on Pinterest

Shares
Share This